Edifícios Municipais

Toque no Azulejo

Vila Nova de Gaia, concelho de fortes tradições culturais

Através da sua Câmara Municipal, conta com uma estrutura diversificada de meios humanos e materiais que procuram estimular, planificar e promover políticas de cariz cultural que possam garantir o acesso e a fruição universal e democrática da cultura, dinamizando um conjunto de equipamentos culturais que cumprem esta missão, mais concretamente, a Casa Barbot, a Casa-Museu Teixeira Lopes / Galerias Diogo de Macedo, o Solar dos Condes de Resende, os Auditórios Municipais, a Biblioteca Municipal, o Convento Corpus Christi e o Arquivo Municipal Sophia Mello Breyner.

 

As nossas políticas procuram dinamizar a criação artística e cultural, apoiando artistas, projetos e instituições que, de forma sustentável, promovem e dinamizam projetos de índole cultural.
Desenvolvemos ações que demonstram preocupação com a preservação e valorização do património cultural enquanto elemento identitário que serve de suporte à nossa memória, constituindo assim, uma importante herança para as gerações vindouras.
Entendemos a cultura enquanto elemento transversal a vida das pessoas, indutora de saber e capacidade crítica, na procura de uma sociedade melhor e mais justa.